A ByteDance – empresa multinacional chinesa de internet e tecnologia e dona do TikTok e Douyin (versão chinesa do TikTok) – lançou o Paiduidao, ou Party Island na China.
Neste aplicativo, é possível interagir com outros usuários e construir uma comunidade através de avatares.
Com o crescente interesse no metaverso, não demorou para o aplicativo ser descrito como um metaverso, o que um porta-voz do Douyin rebate afirmando que o aplicativo ainda está em testes beta com um pequeno grupo de usuários convidados e que não há relação com o metaverso.
Com o slogan de “nenhum homem é uma ilha”, o aplicativo foi lançado nesta semana para iOS e Android e visa combater o WeChat, app de mensagens presente em quase todos os celulares do país.
No entanto, quando a ByteDance adquiriu a start-up de realidade virtual Pico no ano passado, a aquisição foi interpretada como uma tentativa de rivalizar com o Meta do Facebook.
Porém, segundo o diretor de produtos e estratégia da ByteDance, Alex Zhu, a empresa reconheceu o valor e o trabalho de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) da PICO, nada relacionado a criação de um metaverso.
Fontes: (1), (2)
Fonte imagens: ByteDance – divulgação; South China Morning Post – reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.