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CINEMA MARVEL 🇨🇳 CHINA

A (não)recepção de Shang-Chi na China e o personagem de Xu Wenwu

Que o filme “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” é um sucesso absoluto, isto já se sabe desde o seu momento de estreia nas salas de cinema. Com seu primeiro filme de herói de origem asiática, a Marvel quebrou barreiras e está superando recordes de bilheteria a cada semana que passa, levando fãs de todas as partes do mundo à loucura.

Porém, nem todas as partes, pois na China já se ouviam rumores de que o filme seria banido antes mesmo de chegar a data de estreia. E isso realmente aconteceu. O motivo? A polêmica em torno do personagem interpretado por Tony Leung, Xu Wenwu, uma reformulação do vilão O Mandarim, que teve seu “conceito” explicado no filme “Homem de Ferro 3” e que deu bastante o que falar.


Créditos: Marvel Studios

Para entender a polêmica e a retaliação, é necessário voltar aos quadrinhos e ao vilão original do universo de Shang-Chi, o implacável e cruel Fu Manchu. O vilão, desde sua primeira aparição, foi considerado uma caricatura racista que propagava os estereótipos feitos a respeito de pessoas chinesas e essa questão, de maneira óbvia, não foi bem recebida pelo público de origem e descendência asiática de uma forma geral.

Porém, quando reimaginado e adaptado para um roteiro cinematográfico, pois a Marvel não possui os direitos do personagem original, Fu Manchu deixa de ser Fu Manchu mas sim, Wenwu (ou O Mandarim). A personagem se torna livre dos estereótipos uma vez mostrados, de maneira infeliz, nos quadrinhos originais. Mas então por que a China ainda insiste em banir o filme? A resposta está no fato de que, recentemente, Beijing tem aumentado a censura e apertado o cerco quando o assunto são produções estrangeiras que possam, mesmo que minimamente, reforçar qualquer tipo de estereótipo de pessoas chinesas. Em uma fala publicada no China Youth Daily, o jornal oficial da Liga Jovem Comunista, em 2019, “ainda que ‘O Mandarim’ e Fu Manchu não sejam a mesma pessoa, aquele ainda foi construído em cima da sombra deste”.

Mas como toda moeda tem seus dois lados, alguns fãs chineses e de ascendência chinesa dizem não enxergar problema no filme. Este público até cita o fato de que os estúdios Marvel, juntamente com o roteirista do filme, Dave Callaham (também de ascendência chinesa), fizeram uma lista de estereótipos a serem quebrados, justamente para que estes não tivessem vez no novo filme. O objetivo era que a representação da cultura fosse feita de maneira correta.

Inclusive, fazendo uma referência e crítica à sátira escrachadamente estereotipada de seu personagem, em um determinado momento de Shang-Chi, o próprio Wenwu explica sua história e leva em conta os acontecimentos do filme “Homem de Ferro 3”. Neste outro filme, ele havia sido “representado” de forma misteriosamente lúdica na figura do Mandarim, para que o Ocidente tivesse ainda mais medo de sua figura – é aquela velha história, o ser humano teme aquilo que não conhece. Wenwu chega a rir, em um misto de uma amargura sútil e incredulidade, e diz: “Não sabiam meu nome verdadeiro, então inventaram um. E funcionou. A América ficou com medo de uma laranja”.


Créditos: Marvel Studios

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” estreou em 2 de setembro no Brasil e conta a história de Shang-Chi (Simu Liu), um jovem que confronta seu passado um tanto quanto obscuro em uma jornada eletrizante para enfrentar seu pai, Xu Wenwu (Tony Leung). No elenco ainda estão Awkwafina, Michelle Yeoh, Meng’er Zhang, Fala Chen e Ben Kingsley

Infelizmente, até o momento, o filme segue sem data de estreia prevista na China.


Fontes: (1), (2), (3), (4)

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CINEMA ÍNDIA 🇨🇳 CHINA 🇯🇵 JAPÃO

Indicações ao Asian Film Awards trazem títulos da China, Japão e Coreia do Sul

O longa chinês One Second, o The Book of Fish, da Coreia do Sul, o The Disciple, da Índia, e dois filmes japoneses, Wheel of Fortune and Fantasy e Wife of a Spy, vão competir pelo prêmio de melhor filme deste ano, no Asian Film Awards. A premiação acontecerá em Outubro, mais uma vez na Coreia do Sul.


Cartaz de The Disciple | Créditos: www.imdb.com

A premiação novamente será realizada em conjunto ao tradicional Festival Internacional de Cinema de Busan. A cerimônia, prevista para o dia 8 de outubro de 2021, funcionará de forma híbrida, combinando participações on-line e presenciais, em Busan (Coreia do Sul).

Em 2020, o 14º Asian Film Awards mudou-se para Busan pela primeira vez e foi realizado on-line devido às restrições da COVID-19. Em anos anteriores, a cerimónia aconteceu em Hong Kong e Macau.

Os indicados para melhor diretor incluem Zhang Yimou (por One Second), Lee Joon-ik (por The Book of Fish), Hamaguchi Ryusuke (por Wheel of Fortune and Fantasy), Kurosawa Kiyoshi (por Wife of Spy) e Adilkhan Yerzhanov, do Cazaquistão (para Yellow Cat).


Zhang Yimou | Créditos: www.chinadailyhk.com

Uma das surpresas das indicações foi um outro filme de Zhang Yimou, Cliff Walkers. A obra não recebeu nomeação nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor, mas é, no entanto, o filme mais indicado nas categorias no festival. Ele recebeu seis indicações, incluindo Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Outros dois filmes receberam cinco indicações cada: One Second e Wife of a Spy. Book of Fish, Deliver Us From Evil – outro filme coreano – e Limbo, de Hong Kong, receberam quatro indicações cada.

O filme de maior bilheteria do mundo em 2020, The Eight Hundred, recebeu apenas duas indicações, ambas em categorias técnicas.

Os vencedores serão decididos por um júri liderado por Lee Chang Dong, da Coreia do Sul, diretor de Oasis, Secret Sunshine, Poesia e Burning. Outros membros do júri serão anunciados posteriormente.


Lee Chang-Dong | Créditos: www.screendaily.com

Fonte: (1)
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MANGÁ 🇯🇵 JAPÃO

Fotos da exposição dedicada a Kentaro Miura são divulgadas

Enquanto o futuro de Berserk é incerto, a Revista Young Animal, responsável pela publicação da obra, divulgou fotos da exposição que começou na última sexta (10), em homenagem a Kentaro Miura

A exposição não mostra apenas trabalhos antigos de Miura em Berserk, mas também artes inéditas e conta até com uma estátua do Nosferatu Zodd, “o imortal”, tudo para celebrar o criador e sua obras.


Confira o conteúdo postado pela Young Animal no Twitter:


A exposição vai até o dia 23 de setembro e até agora não há planos para acontecer em outro lugar além do Japão, ainda que a Young Animal tenha afirmado em nota ter recebido e lido cartas de fãs internacionais.

Kentaro Miura, mangaka responsável por Berserk, Japan e King of Wolves, faleceu aos 54 anos em maio deste ano. Em sua homenagem, a Young Animal lançou também, em sua 18º edição, uma página colorida e o capítulo 364 de Berserk, último trabalho do autor, junto a uma nota sobre o indefinido futuro da obra. 


Fontes: (1), (2
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ANIME TV 🇯🇵 JAPÃO

Live-action de Cowboy Bebop da Netflix estará repleto de easter eggs

Com estreia marcada para 19 de novembro deste ano, o live-action de “Cowboy Bebop” teve suas primeiras imagens divulgadas pela Netflix no final de agosto e já promete trazer muitas surpresas e agrados aos fãs da produção original. O anime de 1998, que foi dirigido por Shinichiro Watanabe e se tornou um fenômeno, hoje considerado um clássico cult, é garantido ser homenageado em grande estilo no remake da plataforma de streaming, segundo o showrunner Andre Nemec.

Em entrevista ao portal Polygon, Nemec disse que cada episódio da série está repleto de easter eggs que fazem menção à obra original, desde elementos presentes nos cenários e nomes até o aspecto visual, como os ambientes icônicos e figurino dos personagens. 


Créditos: Netflix

O responsável pela série acrescenta ainda, “vou desafiar quase todos os super fãs neste show, a ver quem é que consegue achar as referências nas cenas”.

Cowboy Bebop se passa em 2071 e conta a história dos caçadores de recompensas Spike Spiegel, Faye Valentine, Jet Black e Edward Wong ‘Radical Ed’ e do corgi galês Ein (sim, um corgi galês geneticamente modificado e super inteligente) a bordo da nave Bebop. Você os acompanha em suas aventuras espaciais na caça de recompensas enquanto são, por sua vez, caçados pelas autoridades.


Créditos: Divulgação

O live-action tem no elenco John Cho (Spike Spiegel), Daniella Pineda (Faye Valentine), Mustafa Shakir (Jet Black), Elena Satine, Alex Hassell, entre outros nomes. Quem irá interpretar a personagem Ed, ou até mesmo se ela fará uma aparição na primeira temporada, ainda é um mistério. Mas Nemec garante que os fãs ficarão felizes quando chegar o momento.


Fontes: (1), (2), (3)
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ANIME COMIDA E BEBIDA ESTILO DE VIDA

Oreo lança colaboração com Pokémon em meio a greve trabalhista

A Oreo anunciou uma edição limitada dos seus populares biscoitos recheados decorados com rostos de personagens Pokémon.

São 16 criaturas a serem encontradas, algumas sendo bem mais raras do que outras, o que deixa a experiência de “capturar Pokémons” bem fiel aos jogos. Os personagens disponíveis são: Pikachu, Squirtle, Bulbasaur, Charmander, Cyndaquil, Dratini, Sandshrew, Lapras, Jigglypuff, Snivy, Piplup, Rowlet, Pancham, Grookey, Sableye e o lendário Mew.


O lendário Pokémon Mew – Fonte: www.pokemon.com

O lançamento oficial é em 13 de setembro, mas os biscoitos já podem ser adquiridos em pré-venda.

No entanto, uma polêmica envolvendo a Nabisco (fabricante da Oreo) e a Mondelez International (controladora da Nabisco), tira um pouco do brilho desse lançamento.


Fonte: Geek Culture

Desde 10 de agosto, os funcionários da Nabisco estão em greve contra a implementação de um regime de trabalho obrigatório aos fins de semana, a falta de pagamento de horas extras e o aumento dos custos de seguro saúde para os funcionários.

Com os trabalhadores lutando por condições de trabalho mais justas, fica o questionamento sobre comprar ou não o novo Oreo, enquanto as vozes dessas pessoas não são ouvidas e seus pedidos atendidos.


Fonte: (1)
Tradução e adaptação: Letícia Gonçalves
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KPOP MÚSICA 🇨🇳 CHINA

O impacto no K-pop após a repressão da China à indústria de entretenimento

O Governo chinês anunciou regras e medidas para a indústria do entretenimento chinês, numa tentativa de mudar o comportamento exagerado dos fãs em relação a adoração de uma celebridade. E também na tentativa de reduzir a relevância social que uma celebridade pode alcançar junto ao grande público. O impacto no K-pop já pode ser sentido, inclusive se tratando de artistas que não são chineses e estão inseridos nesse meio.


“Enquanto escrevemos isso, lamentamos informar que talvez não possamos solicitar tantas cópias quanto esperávamos”, diz um tweet postado em 31 de agosto.

A postagem compartilhada pela conta LISABaR_CN, primeiro e maior fã-clube da China dedicado a integrante LISA, do BLACKPINK, mostra o que vem mudando nas comunidades de fãs chinesas, após uma repressão do governo dentro do campo do entretenimento.

O tweet veio poucos dias após o anúncio de que o governo chinês irá impor restrições à indústria de entretenimento e à cultura de fandoms. A mudança é uma tentativa de conter o comportamento aparentemente exagerado dos fãs em relação às celebridades e de proteger a “segurança política e ideológica” da internet, após vários escândalos dentro da indústria. 

As regras anunciadas colocaram a indústria de mídia chinesa em um aparente caos, e o impacto vem sendo sentido além das fronteiras, principalmente na Coreia do Sul, que já havia sofrido restrições da China anteriormente. Embora a embaixada chinesa tenha respondido com um comunicado, esclarecendo que a repressão à cultura das celebridades não tem como alvo um único país.

Até o momento, mais de 20 contas diferentes ligadas ao k-pop foram supostamente suspensas da plataforma Weibo.

Um exemplo é a conta dedicada ao ídolo Park Jimin (BTS), que foi suspensa após anunciarem uma campanha para homenagear o astro em seu aniversário. A conta foi temporariamente proibida de postar no Weibo por supostamente arrecadar fundos de forma ilegal. As fãs conseguiram reunir mais de US $350.000 em apoio a essa e outras campanhas publicitárias. 



“Acredito que a [campanha do governo chinês] trará dificuldades para muitos tipos de práticas de fãs […]”, diz Sun Meicheng, doutoranda em estudos de comunicação na Universidade Tecnológica de Nanyang. 

A nova agenda reguladora de entretenimento da China poderá prejudicar não somente a indústria musical, mas tantas outras que se beneficiam das associações com ídolos do pop. 

Por causa das novas regras, acredita-se que haverá queda nas vendas de álbuns de k-pop, prejudicando as paradas musicais. De acordo com um relatório global de 2021 da parada musical sul-coreana Hanteo, mais de 10% de todos os álbuns de k-pop, verificados por meio do sistema de vendas, foram vendidos para fãs na China.

Mas o maior impacto talvez esteja no que poderá acontecer com as estrelas chinesas que fazem parte da indústria do k-pop. Numerosos grupos, incluindo Seventeen, Twice, Aespa, NCT Dream e Everglow, são compostos por membros chineses, não estando claro o que realmente poderá acontecer com eles em meio às novas regras e limitações. 

Os fãs continuarão encontrando maneiras de apoiar seus ídolos, diz Sun Meicheng, mesmo enfrentando um período difícil pela frente.

Acredito que alguns fãs ainda poderão tentar manter suas práticas anteriores, e tais práticas poderão se tornar mais secretas e difíceis de detectar”, diz ela. “Além disso, não se sabe por quanto tempo os regulamentos atuais serão mantidos e como eles irão mudar. Precisamos esperar e ver no que vai dar.


Fonte: (1)
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ÍNDIA Sudeste Asiático TV

Netflix Móvel no Sudeste Asiático tem o dobro de acessos da média global

Os usuários do sudeste asiático consomem duas vezes mais conteúdo da Netflix, que a média global. A Índia lidera as paradas de visualizações. Esses dados foram apresentados por Patrick Fleming, diretor de inovação de produtos da Netflix, no encontro APOS sobre mídia, telecomunicações e entretenimento, que neste ano acontece on-line.

A gigante do streaming tem atualmente mais de 209 milhões de assinantes pagos em todo o mundo, dos quais 27 milhões são de mercados APAC (Ásia-Pacífico). Deste número, o mercado APAC foi responsável por dois terços dos novos assinantes em 2020. “Sabemos que uma parte substancial do crescimento futuro de assinantes virá de fora dos EUA”, disse Fleming.

Destacando apenas sobre o plano para celular, Fleming disse que não é um sucesso em todos os mercados. O plano foi lançado pela primeira vez na Índia, seguido pela Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia, e então levado para outros mercados na Ásia e África. “Introduzimos o plano móvel nos mercados apenas depois de experimentar o preço de entrada correto e discernir a demanda por conteúdo de vídeo no celular”, acrescentou.


Patrick Fleming, diretor de inovação de produtos da Netflix, durante o encontro APOS de 2021.
Imagem: Captura de tela reproduzida da Indian Television.

Fleming disse que “É importante para a Netflix falar mais idiomas para atender o mercado APAC.” A Netflix hoje oferece conteúdos com legendas e dublagens em até 30 idiomas, focado na intenção de atingir a maior parte dos lugares do mundo. “Por exemplo, a Tailândia prefere conteúdo dublado, enquanto a Coreia do Sul prefere legendado”, completou.

Embora programas como “La Casa de Papel”, “Bridgerton” e “Emily em Paris” tenham se saído bem em mercados como Índia e Sudeste Asiático, o conteúdo da língua local tem envolvimento maior do público, observou ele. Na Índia, isso significa filmes em idiomas locais e, na Coreia do Sul e no Japão, k-dramas e anime. O lançamento de mais modos de pagamento também aumentou a adesão. A Netflix recentemente habilitou o pagamento automático via interface de pagamentos unificada (UPI) na Índia e GoPay na Indonésia.


Poster da série ‘Emily in Paris’. Imagem: Netflix / The Plaid Press

A gigante do streaming introduziu uma série de recursos interessantes que individualmente podem parecer melhorias marginais, mas são incrivelmente importantes para um cliente móvel. As ideias surgiram primeiro na Índia e depois foram testadas globalmente, observou Fleming.

Esses recursos incluem brilho nativo, velocidade de reprodução e funcionalidade de tela de bloqueio. Atualmente, a plataforma está experimentando uma função que reproduz um pequeno videoclipe vertical quando o usuário passa o mouse sobre um título. “A ideia é capturar os momentos mais curtos de consumo em dispositivos móveis. O usuário pode não experimentar o conteúdo imediatamente, mas pode colocá-lo em sua lista de observação para consumo posterior”, disse Fleming.

Não apenas no dispositivo móvel, a Netflix pode ser acessada em mais de 1700 dispositivos e sistemas operacionais (Android e iOS). A eficiência da codificação é vital quando se trata da experiência móvel do cliente. Era importante que o aplicativo móvel estivesse sempre em modo “pronto para assistir”, enfatizou Fleming. Recursos como “downloads inteligentes” e “downloads para você” foram introduzidos para minimizar o uso de memória e garantir que os clientes fizessem a transição para a próxima parte do conteúdo sem problemas.


Imagem: Tecnoblog

A Netflix também fez parceria com mais de mil provedores de serviços de internet locais, com a intenção de ingressar os serviços em sua rede de conexão aberta, para oferecer uma experiência de visualização de vídeos de alta qualidade. Ela possui dispositivos de conexão aberta, que foram implantados em locais de interconexão para localizar quantidades substanciais de tráfego de dados.

A tecnologia já percorreu um longo caminho em dez anos”, disse Fleming. “Há uma década, você transmitia 1,5 horas de conteúdo com 1 Gb de dados. Em 2015, você transmitia 2,5 horas de conteúdo ou um filme inteiro em 1 Gb. Hoje, você pode transmitir 6,5 horas de conteúdo ou toda a primeira temporada de ‘Stranger Things’ na mesma quantidade. A mesma qualidade, menos bits gastos.

Em termos de inovação de produto, Fleming é otimista quanto à interatividade e narrativas ramificadas. “O público tem adorado nosso conteúdo interativo como ‘Black Mirror: Bandersnatch’. Estamos trabalhando em uma série de Mindfulness interativa com o Headspace e há uma expansão para jogos também.”, observou Fleming.

O público móvel é maravilhosamente impaciente”, comentou Fleming ao falar sobre a necessidade de oferecer uma experiência de primeira linha ao cliente no celular. “Não estamos competindo apenas com outras plataformas de conteúdo de longo formato, mas com qualquer plataforma que ofereça uma experiência móvel exclusiva.”


Fonte: (1)
Tradução e Adaptação: Letícia Gonçalves
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MÚSICA 🇯🇵 JAPÃO

Cantor e ator japonês Gackt entra em hiatus por tempo indeterminado

Devido a graves problemas na voz, agência do ator e cantor Gackt anunciou recentemente o afastamento do artista. Eles não estará ligado a nenhuma atividade relacionadas ao entretenimento. 

Segundo a agência, Gackt reportou mal-estar ao voltar para o Japão no dia 6 de agosto. A situação seria ocasionada por uma doença neurológica que afeta o cantor desde a infância. Essa condição colocou sua vida em risco, mas seu estado atual é estável, ainda que o artista tenha perdido cerca de 10 kg.

Entretanto, em consulta com médicos, foi afirmado que a condição do cantor é grave. A situação torna “impossível” a retomada de seus trabalhos vocais no momento, isso devido à uma disfonia (rouquidão da voz). 

Gackt está recebendo tratamento de médicos fora do Japão e, apesar de cancelar todas as suas atividades para focar em seu tratamento e recuperação, escreveu uma nota para os fãs. No texto, ele se desculpa por preocupar os fãs e expressa sua positividade diante do que está por vir:

“Eu definitivamente voltarei. Ficarei mais forte. Serei um Gackt ainda mais incrível.”

O cantor de 48 anos começou sua carreira na banda Malice Mizer em 1992 e seus trabalhos solo em 1999. Além de seus trabalhos como músico, Gackt também é ator e dublador e marcou presença em produções da televisão japonesa, conquistando fãs por todo o mundo. 


Fontes: (1), (2), (3)
Imagem: Generasia – Reprodução.
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KPOP MÚSICA

Futuro grupo japonês da HYBE ganhará anúncio na Times Square

O grupo japonês – que ainda não tem nome oficial – produzido pela HYBE Labels, ganhará anúncios na Times Square, em Nova York, durante 7 dias de setembro.

A divulgação faz parte de um projeto das fanbases internacionais do boy group. Os vídeos devem ter 15 segundos de duração e serão exibidos em intervalos de 1 hora.

Apesar de não ter nome ou data de debut revelada, o grupo chama a atenção pelos rumores da participação de trainees conhecidos pelo público. Os fãs esperam que ex-participantes do reality show I-LAND estejam incluídos no grupo.

Fonte: BHJG_JPN via Twitter

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KPOP MÚSICA

Grupo coreano ITZY fará seu debut no Japão

O girl group ITZY anunciou na última quarta-feira (01), que irá fazer seu debut japonês pela gravadora Warner Music Japan.

O anúncio foi feito junto com a abertura das redes sociais japonesas do grupo. Já o fanclube oficial ‘MIDZY’ japonês será aberto dentro de alguns dias.

Apesar de ainda não ter data definida, o debut será com um mini-álbum chamado WHAT’z ITZY, contendo versões japonesas dos hits DALLA DALLA, ICY, WANNABE, Not Shy e Mafia In The Morning.

Fonte: Naver

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