C-Drama SOCIEDADE 🇨🇳 CHINA

China quer acabar com dramas ‘Boys’ Love’

Os dangai, ou dramas de boys’ love (também conhecidos pela sigla BL) chineses, tomaram conta da indústria do país nos últimos anos, mas autoridades estão aumentando os boicotes aos dramas do gênero. 

O sucesso dos dangai

Os dangai são um gênero de literatura chinesa influenciado pelo Japão com o danmei, histórias que mostram homens gays e seus relacionamentos amorosos.

O gênero tem feito muito sucesso no Sudeste Asiático, tanto com a comunidade LGBTQIA+ quanto entre mulheres heterossexuais. Na Tailândia, é estimado que entre 2014 e 2020, 57 séries de BL foram produzidas.

Um dos dangai mais famosos e conhecidos mundialmente é The Untamed, adaptação da novel de Mo Xiang Tong Xiu e que teve Xiao Zhan e Wang Yibo como protagonistas.

Apesar de não explorar explicitamente o romance dos protagonistas na série como acontece na novel devido ao banimento chinês, a adaptação foi um dos dramas mais lucrativos de 2019.

The Untamed – Tencent Video – divugação 

O que o governo diz sobre o gênero

Séries e filmes do gênero são taxados pelos reguladores de mídia do país como “enganadores” para gerações mais jovens por contribuírem para a “adoração tóxica de idols” – isso porque a China está repreendendo a cultura de fandoms desde o ano passado. 

O diretor da Secretaria Municipal de Rádio e Televisão de Pequim, Yang Shuo, disse no começo do mês, na conferência nacional da indústria de televisão e filmes, que os dangai estão completamente banidos em filmes e séries de televisão, tudo isso para “criar um ciberespaço limpo e saudável para a capital da cidade.” 

Mesmo que Shuo só tenha autoridade sobre o conteúdo produzido na área municipal de Pequim, a proibição deve prejudicar muito o gênero, já que duas das três maiores plataformas de broadcast do país – iQiyi e Youku – estão em Pequim.

Não é a primeira vez que os dangai sofrem boicotes: em setembro do ano passado, a Administração Nacional de Rádio e Televisão (NRTA), principal regulador de mídia do país, exigiu o fim dos dangai junto com uma série de problemas do entretenimento, como altos salários para celebridades, evasão fiscal e perseguição de tráfego online. 

A NRTA baniu a série Addicted de todas as plataformas em 2016. A série que tinha 15 episódios foi removida abruptamente após 12 episódios e mostrava a história de amor de dois jovens rapazes.

Em seguida, a China baniu programas de televisão que “mostrassem relações sexuais anormais, como incesto, relacionamentos de pessoas do mesmo sexo, perversão sexual, abuso ou violência sexual.”

Desde então, os dangai têm mostrado relacionamentos disfarçados de bromance ou de forma bem sutil, o que não afetou a popularidade do gênero. No entanto, mesmo com as mudanças, as autoridades ainda querem acabar com qualquer filme ou série que tenha referências homossexuais. 

Fandoms, “crime” e desinteresse por outras séries

Segundo Lu Peng, pesquisador da Academia de Shanghai de Ciências Sociais, o boicote é resultado dos problemas que os dramas dangai causaram, nem tanto pela natureza do conteúdo.

De acordo com o pesquisar, esses dramas são “inconsistentes com a ideologia de mídia do país” e por isso, são considerados “problemáticos”, mas se só há bromance, não há problema. Em sua visão, como os dramas têm fãs que causam problemas, “então é correto buscar por uma solução”.

Já o roteirista Wang Hailin afirma que o gênero criou uma subcultura e que os fãs clubes que fazem caridade em nome dos idols como um casal, mesmo quando eles não são homossexuais, tornaram-se uma moda doentia.

Ainda afirma: “Enquanto a China não tem aulas de educação sexual, influenciar os jovens com essa cultura, enquanto sua consciência sexual ainda não foi totalmente desenvolvida, é, até certo ponto, um crime.” 

Porém, espectadores afirmam que os dangai estão na mira do governo pelo simples fato de que outras séries de televisão são tão ruins que não conseguem prender a atenção dos jovens, e que se as séries e filmes do país fossem interessantes, as pessoas não assistiriam somente dangai

Fonte: (1)
Fonte imagens: Tencent Video – divulgação 
Não retirar sem os devidos créditos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *