O órgão governamental que regulamenta a TV chinesa reforçou as medidas contra os pagamentos estratosféricos feitos a atores e atrizes. Segundo eles, os valores altos acabam por comprometer a qualidade das produções.
A Administração Nacional de Rádio e Televisão chinesa divulgou um documento com os planos para os próximos 5 anos. Entre os pontos comentados está o valor máximo destinado ao pagamento de atores. De acordo com o publicado, uma produção não pode gastar mais do 40% do seu orçamento com atores. O teto para honorários dos atores principais também não pode exceder 70% do ganho de todo o restante do elenco.
A primeira vez que um teto foi estipulado foi em 2017, mas a regra foi amplamente ignorada. As autoridades tentam também diminuir os casos de sonegação fiscal cometidos por atores e produtoras. A punição para quem for pego desrespeitando a nova norma inclui o banimento das telas por tempo indeterminado.
As autoridades alegam que a qualidade das produções têm sido prejudicadas pelos salários oferecidos aos atores na última década.
Um drama chinês gasta, em média, entre 50% e 80% de seu orçamento com elenco. Na Coreia do Sul, outro país com alta produção de conteúdo televisivo, o valor varia entre 20 e 30%.
Fonte (1), (2)
Imagens: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.