A produção japonesa Drive My Car levou a estatueta de Melhor Filme Internacional na cerimônia do Oscar, que aconteceu na noite de ontem (27).
Assim, o filme do diretor Ryusuke Hamaguchi torna-se o quinto do país a conquistar a estatueta, sendo o prêmio anterior de Departures, em 2008.
Em discurso curto e cortado pela direção de som, que tocou a música como um sinal para o diretor sair do palco, Hamaguchi permaneceu e agradeceu os distribuidores do filme, produção e elenco:
(Agredeço) especialmente à Toko Miura, que dirigiu tão lindamente o Saab 900 no filme.

Também vencedor de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Golden Globe e na British Academy of Film and Television Arts, na ocasião, o diretor expressou que se sente honrado que seu filme tenha cruzado fronteiras e barreiras linguísticas.
Ademais, a produção de Hamaguchi foi co-escrita com Takamasa Oe e traz um elenco de atores falando em vários idiomas, como inglês, chinês, coreano, língua de sinais coreana e tagalog.
Assim, além do diretor de Drive My Car, compareceram à cerimônia do Oscar a atriz Reika Kirishima e os atores Hidetoshi Nishijima e Masaki Okada.

Lembrando que Drive My Car já está disponível nos cinemas nacionais e chega ao MUBI no mês que vem.
Fonte: (1)
Imagens: AFP – JIJI, ROBYN BECK / AFP, KYODO – reprodução.
Não retirar sem os devidos créditos.