Keanu Reeves, ator mundialmente conhecido por seu papel na sequência de filmes The Matrix, foi colocado na lista de artistas banidos na China após apoiar e participar do Tibet House Benefit Concert.
Segundo a mídia chinesa, o envolvimento de Keanu Reeves no evento de caridade foi visto como um apoio ao Tibet e à sua intenção de se separar da China. Nacionalistas chineses começaram a criticar a participação do ator logo após o evento.
Também foi divulgado que grandes plataformas de streaming chinesas, como iQyi, Bilibili e Xiqua Video, removeram os títulos estrelados pelo ator de seus catálogos.
O banimento de Keanu Reeves pode impactar no lançamento de John Wick 4, que conta com o ator chinês Donnie Yen no elenco. O filme pode não ser distribuído no país.
Keanu Reeves não é o primeiro artista banido pela China por manter relações com o Tibet. Lady Gaga foi banida em 2016 após um encontro com o líder religioso Dalai Lama. Em 1997, Brad Pitt foi banido depois de filmar o longa-metragem Sete Anos no Tibet, onde ele interpreta um dos tutores do 14º Dalai Lama.
Fonte (1)
Imagens: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.