ESTILO DE VIDA MODA E BELEZA

Homens na China recorrem a procedimentos estéticos para aumentar suas chances de sucesso

A China tem padrões de beleza que podem ser exigentes e redes sociais repletas de “tutoriais e conselhos” sobre como ser mais bonito e atraente, os homens se sentem cada vez mais pressionados. Algumas dessas exigências designam o tom de pele ideal, o formato dos olhos e do nariz, e até o polêmico visual de “carne fresca” – uma expressão usada para descrever jovens bonitos com traços delicados.

É crescente o número de homens com alta escolaridade, que recorrem a cirurgias e procedimentos estéticos para ter alguma vantagem no mercado de trabalho. Segundo a consultoria chinesa iResearch, cerca de 17% dos chamados “trabalhadores de colarinho branco”, ou seja, que não executam trabalhos braçais, já fizeram algum tipo de tratamento. A maioria deles realizou o primeiro procedimento antes de completar 30 anos.

Para cirurgiões estéticos e investidores da área, os homens acabam recorrendo a cirurgias e procedimentos porque não querem perder a chance de serem promovidos por parecerem cansados ou velhos. Os procedimentos mais procurados por eles são as reconstruções de olhos e nariz, segundo dados do aplicativo So Young.


Créditos: www.japantimes.co.jp

O aumento no número de interessados se dá graças ao crescimento da renda da classe média chinesa, que dobrou nos últimos 10 anos. Porém, esse interesse acontece em um momento em que as autoridades chinesas estão preocupadas com uma “crise de masculinidade” no país.


VEJA MAIS: O impacto da repressão da China à indústria de entretenimento


Recentemente, Pequim fez fortes críticas ao visual “carne fresca” e propôs um aumento nas aulas de Educação Física para os meninos, estimulando a “masculinidade tradicional” na sociedade. Também foi pedido que canais de TV não transmitam conteúdos com uma “estética anormal” masculina.

Outra preocupação é também com a segurança desses procedimentos e o vício que isso pode gerar. Quase 8 mil reclamações foram registradas no último ano, mas modelos e influencers admitem que a busca pela beleza e juventude são viciantes porque “você não pode se aceitar sendo feio”.


Fonte: (1)
Não retirar sem os devidos créditos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *