ARTE CULTURA 🇨🇳 CHINA

Mulheres chinesas abrem galerias de arte em Los Angeles para apoiar jovens artistas

Conheça o trabalho de May Xue e Lu Yiwei, duas mulheres chinesas que têm ajudado novos artistas em Los Angeles, Califórnia.

May Xue foi diretora de relacionamentos educativos e institucionais da K11 Art Foundation (KAF) em Hong Kong e antes disso, diretora executiva do Centro de Arte Contemporânea em Pequim, um museu sem fins lucrativos.

Agora nos Estados Unidos, ela quer continuar apoiando jovens artistas e dando um local para que eles possam explorar sua criatividade e expor suas artes. Assim, Xue abriu em Los Angeles a Horizon, uma galeria de arte de 450 metros quadrados que terá sua primeira exposição de um artista local em fevereiro.

A Horizon, galeria em que Xue é diretora executiva e co-fundadora, tem Harry Hu e Jason Li como clientes e não foca apenas em artistas asiáticos, mas em artistas racializados. 

Quatro artistas americanos foram escolhidos para usarem a galeria como quiserem pelo período de um a três meses, e o que o artista não vender no final de seu período de exposição, a ele será retornado. Xue afirma:

Nós queríamos que este fosse um programa que realmente beneficiasse os artistas, sem pressão. Tudo é dedicado a eles.

Ao mesmo tempo, outra mulher chinesa tem ajudado novos artistas na cidade.

Lu Yiwei, fundadora da Yiwei Gallery, dá espaço para artistas asiáticos – especialmente mulheres – exporem suas artes. 

Yiwei estudava arte e produção de filmes em Los Angeles quando conheceu o fotógrafo chinês Ye Wenlong, que tinha dificuldade em vender suas imagens. Logo, Yiwei o ajudou e com o sucesso da parceria, Wenlong encorajou-a a criar sua própria galeria e ajudar outros artistas. Dessa forma, muitos artistas chineses começaram a contatá-la para pedir sua curadoria em exposições. 

Yiwei usou o tempo da pandemia para estudar sobre curadoria de museus e conversar com artistas e donos de galerias. Eventualmente, quando os comércios voltaram a abrir, ela chegou a organizar exposições pop-up antes de arranjar seu próprio local para a galeria, cuja exposição Natural Women contou com trabalho de quatro artistas. 

Sobre trabalhos recentes, a Yiwei Gallery contará com a exposição de duas fotógrafas chinesas na primavera (março a abril nos Estados Unidos). Já Xue quer abrir uma Horizon na China e lá, expor artistas de todos os locais do planeta. 

O trabalho dessas mulheres tem sido importante principalmente em uma época de pandemia, em que artistas perdem oportunidade de viajar e mostrar suas obras ou receberem visitantes de outros locais. Xue e Yiwei acreditam que a arte pode juntar culturas mesmo quando a política as separa. 

Fonte: (1)
Fonte imagens: Yiwei Gallery e Horizon Art Foundation – divulgação.
Não retirar sem os devidos créditos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *