JOGOS DE INVERNO PEQUIM 2022 SOCIEDADE 🇨🇳 CHINA

Começam os Jogos Paralímpicos de Pequim

Os Jogos Paralímpicos de Pequim tiveram sua abertura na sexta-feira (04), enquanto a atenção do mundo está na guerra entre a Rússia e a Ucrânia e suas consequências. 

Jogos Paralímpicos sem atletas da Rússia

Inicialmente, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) permitiu que atletas da Rússia e Belarus pudessem competir sob uma bandeira neutra, no entanto, na última quinta (03), o IPC decidiu que os atletas desses países não poderiam competir.

Em meio a exclusão dos atletas russos, o Comitê Paralímpico da Rússia (RCP) inicialmente recorreria à decisão do IPC, mas mudou de ideia. No entanto, em comunicado oficial, a RCP afirmou que essa decisão politizada “contraria os postulados do movimento paralímpico”.

Como foi a abertura

Enquanto as tensões políticas esquentam até no esporte, o Caldeirão Paralímpico foi aceso no Ninho do Pássaro e a cerimônia contou com 15 minutos de desfile das delegações.   

Além disso, os Jogos Paralímpicos de Pequim contam com 564 atletas de 46 países e terão seu encerramento no dia 13 de março. 

Entre as 46 delegações, a da Ucrânia foi bem-recebida. Ademais, o presidente do Comitê Paralímpico Ucraniano, Valeriy Sushkevych afirma que um “milagre” conduziu os atletas até Pequim, visto que alguns deles quase não conseguiram escapar dos bombardeios russos. 

Pedido por paz durante os Jogos Paralímpicos de Pequim

O presidente do IPC, Andrew Parsons, começou e terminou seu discurso com um apelo pela paz. Assim, afirmando que por ser líder de uma organização de inclusão, que celebra a diversidade e abraça as diferenças, sente-se horrorizado com a situação no momento. Também afirma: 

Aqui em Pequim, atletas paralímpicos de 46 países diferentes competirão um com o outro, não um contra o outro. Paralímpicos sabem que um oponente não deve ser um inimigo e que juntos conseguimos conquistar mais, muito mais.


Trazendo várias performances, a abertura contou com a presença do mascote Shuey Rhon Rhon. Além disso, Li Duan – atleta aposentado, vencedor de quatro medalhas de ouro paralímpicas em Salto Triplo e Salto em distância – foi o último atleta no revezamento da Tocha. 


Por fim, após levá-la para o Caldeirão Olímpico e acendê-lo no centro do Estádio Nacional, uma enorme estrutura em formato de floco de neve desceu e fogos de artifício iluminaram o Ninho do Pássaro.

Fontes: (1), (2), (3)
Fonte imagens: Twitter oficial dos Jogos Paralímpicos. 
Não retirar sem os devidos créditos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *