KPOP MÚSICA 🇨🇳 CHINA

O impacto no K-pop após a repressão da China à indústria de entretenimento

O Governo chinês anunciou regras e medidas para a indústria do entretenimento chinês, numa tentativa de mudar o comportamento exagerado dos fãs em relação a adoração de uma celebridade. E também na tentativa de reduzir a relevância social que uma celebridade pode alcançar junto ao grande público. O impacto no K-pop já pode ser sentido, inclusive se tratando de artistas que não são chineses e estão inseridos nesse meio.


“Enquanto escrevemos isso, lamentamos informar que talvez não possamos solicitar tantas cópias quanto esperávamos”, diz um tweet postado em 31 de agosto.

A postagem compartilhada pela conta LISABaR_CN, primeiro e maior fã-clube da China dedicado a integrante LISA, do BLACKPINK, mostra o que vem mudando nas comunidades de fãs chinesas, após uma repressão do governo dentro do campo do entretenimento.

O tweet veio poucos dias após o anúncio de que o governo chinês irá impor restrições à indústria de entretenimento e à cultura de fandoms. A mudança é uma tentativa de conter o comportamento aparentemente exagerado dos fãs em relação às celebridades e de proteger a “segurança política e ideológica” da internet, após vários escândalos dentro da indústria. 

As regras anunciadas colocaram a indústria de mídia chinesa em um aparente caos, e o impacto vem sendo sentido além das fronteiras, principalmente na Coreia do Sul, que já havia sofrido restrições da China anteriormente. Embora a embaixada chinesa tenha respondido com um comunicado, esclarecendo que a repressão à cultura das celebridades não tem como alvo um único país.

Até o momento, mais de 20 contas diferentes ligadas ao k-pop foram supostamente suspensas da plataforma Weibo.

Um exemplo é a conta dedicada ao ídolo Park Jimin (BTS), que foi suspensa após anunciarem uma campanha para homenagear o astro em seu aniversário. A conta foi temporariamente proibida de postar no Weibo por supostamente arrecadar fundos de forma ilegal. As fãs conseguiram reunir mais de US $350.000 em apoio a essa e outras campanhas publicitárias. 



“Acredito que a [campanha do governo chinês] trará dificuldades para muitos tipos de práticas de fãs […]”, diz Sun Meicheng, doutoranda em estudos de comunicação na Universidade Tecnológica de Nanyang. 

A nova agenda reguladora de entretenimento da China poderá prejudicar não somente a indústria musical, mas tantas outras que se beneficiam das associações com ídolos do pop. 

Por causa das novas regras, acredita-se que haverá queda nas vendas de álbuns de k-pop, prejudicando as paradas musicais. De acordo com um relatório global de 2021 da parada musical sul-coreana Hanteo, mais de 10% de todos os álbuns de k-pop, verificados por meio do sistema de vendas, foram vendidos para fãs na China.

Mas o maior impacto talvez esteja no que poderá acontecer com as estrelas chinesas que fazem parte da indústria do k-pop. Numerosos grupos, incluindo Seventeen, Twice, Aespa, NCT Dream e Everglow, são compostos por membros chineses, não estando claro o que realmente poderá acontecer com eles em meio às novas regras e limitações. 

Os fãs continuarão encontrando maneiras de apoiar seus ídolos, diz Sun Meicheng, mesmo enfrentando um período difícil pela frente.

Acredito que alguns fãs ainda poderão tentar manter suas práticas anteriores, e tais práticas poderão se tornar mais secretas e difíceis de detectar”, diz ela. “Além disso, não se sabe por quanto tempo os regulamentos atuais serão mantidos e como eles irão mudar. Precisamos esperar e ver no que vai dar.


Fonte: (1)
Não retirar sem os devidos créditos.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *