COMIDA E BEBIDA CULTURA ESTILO DE VIDA Sudeste Asiático 🇹🇭 TAILANDIA

[LISTA] 7 Pratos típicos da Tailândia

O arroz é um dos principais ingredientes da gastronomia do Sudeste Asiático, que é muito conhecida por sua picância e uma variedade de temperos e ervas frescas. 

Mesmo com algumas diferenças de país para país, os sabores da culinária mantêm-se relativamente semelhantes. A gastronomia tailandesa, em particular, é bastante variada, o que faz com que a Tailândia seja considerada um paraíso os amantes de comida.



SOM TAM

Originária do nordeste da Tailândia, Som Tam é uma salada de mamão papaia, servida, no geral, como acompanhamento. O principal ingrediente é o mamão verde, misturado a outras verduras e legumes. 

Seu tempero proporciona uma mistura de sabores: o picante da pimenta, o doce das frutas, o salgado do molho de peixe e o azedo que pode vir do limão ou do suco de tamarindo.


JOK

Muito consumido no café da manhã tailandês, o Jok é um mingau de arroz que tem como principal segredo o caldo de carne de porco que traz um sabor inigualável. A finalização do prato é feita com cebolinha, coentro, alho frito, gengibre e limão.


PAD THAI

É considerado um dos mais famosos e conhecidos pratos da Tailândia. Sua receita original leva noodle de arroz refogado com ovos, tofu e temperado com suco de tamarindo, molho de peixe e açúcar de palma. Costuma ser servido com brotos de feijão, rodelas de limão e amendoim tostado. 


KWAY TEOW NEUA

Apesar da carne bovina não ser muito comum na culinária tailandesa, essa sopa de noodles é considerada um dos pratos mais deliciosos do país. Um dos segredos do prato é o cozimento lento do caldo, que permite que a carne bovina se desmanche.


SAI OUA

Típico do norte, Sai Oua é um tipo de linguiça apimentada, preparada com carne de porco moída, ervas e especiarias como o capim-limão.


KHAO KHA MOO

Famoso pelas ruas de Chiang Mai, Khao Kha Moo (perna de porco com arroz), é um prato com carne de porco, arroz e ovo. O grande destaque do prato está na perna de porco lentamente cozida em um caldo adocicado, que também dá ao ovo uma coloração amarronzada. 


KHAO MOK GAI

É um prato com influências da cultura muçulmana que vive ao sul do país, próximo à Malásia. O prato é também conhecido como o Biryani da Tailândia e é feito de arroz com cúrcuma e servido com fatias de pepino e cebola frita.


Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: reprodução
Por Isa Ávila
Não retirar sem os devidos créditos.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *